A empresa Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) está a financiar a construção de um centro de saúde do tipo II no distrito de Mueda, província de Cabo Delgado. A primeira pedra da empreitada, orçada em 95 milhões de meticais, foi lançada esta segunda-feira, 31 de Julho, numa cerimónia que contou com a presença do governador de Cabo Delgado, Valige Tauabo.
Na ocasião, o Presidente do Conselho de Administração (PCA) da HCB, Tomás Matola, disse acreditar que a infra-estrutura irá contribuir para a melhoria das condições de assistência médica e sanitária da população de Nonge, em particular, e do distrito de Mueda, no geral, bem como de outras populações desta parcela do País.
Já Valige Taubo agradeceu a iniciativa daquela que é uma das maiores produtoras independentes de energia na África Austral, um gesto replicado pela comunidade de Nonge e pelas lideranças locais.
Refira-se que o centro de saúde ora em construção será composto por um bloco de atendimento externo com salas de tratamento, farmácia e laboratório; um bloco de maternidade com duas salas de parto e dois quartos com a capacidade de nove camas; uma “casa de mãe-espera” e uma incineradora.