EnglishPortuguese

Investimento directo estrangeiro alcançou USD 650, 5 milhões no I trimestre

O Banco de Moçambique (BdM) anunciou que o Investimento Directo Estrangeiro (IDE) em Moçambique alcançou 650,5 milhões de dólares (41,1 mil milhões de meticais) no primeiro trimestre deste ano.

Segundo o relatório estatístico do Banco Central consultado pela Lusa, este montante resultou de acções e participações no valor de 51,5 milhões de dólares (3,2 mil milhões de meticais) e de capital em suprimentos e créditos comerciais de 599 milhões de dólares (37,8 mil milhões de meticais).

O BdM relembrou que, em 2023, o IDE no País foi de 158 mil milhões de meticais (2,5 mil milhões de dólares), representando um crescimento de 2,1% em relação aos 151,6 mil milhões de meticais (2,4 mil milhões de dólares) registados em 2022.

Para 2024, as projecções do Governo indicam que o IDE deverá dobrar, atingindo 4,7 mil milhões de dólares, impulsionado pelos negócios de exploração de gás natural na Bacia do Rovuma, em Cabo Delgado.

De acordo com documentos de suporte ao Plano Económico e Social do Orçamento do Estado (PESOE), o aumento do IDE em 2024 será maioritariamente influenciado pela retoma das actividades da TotalEnergies no projecto suspenso em 2021 devido aos ataques terroristas.

O Executivo estima um aumento significativo nas importações de serviços especializados por parte dos grandes projectos em andamento no País, além da expansão de plantas de produção de outros projectos, como a Montepuez Ruby Mining, Hidroeléctrica de Cahora Bassa e Coral Norte FLNG.

 

Gostou? Partihe!

Facebook
Twitter
Linkdin
Pinterest

Sobre nós

O Jornal Dossiers & Factos é um semanário que aborda, com rigor e responsabilidade, temáticas ligadas à Política, Economia, Sociedade, Desporto, Cultura, entre outras. Com 10 anos de existência, Dossiers & Factos conquistou o seu lugar no topo das melhores publicações do país, o que é atestado pela sua crescente legião de leitores.

Notícias Recentes

Edital

Siga-nos

Fale Connosco