Enquanto ministro da Economia e Finanças, em Outubro do ano passado, na IV Sessão Ordinária da Assembleia da Republica, Adriano Maleiane disse que o governo não iria subsidiar gasolineiras, pois era insustentável, mas prometeu subsidiar os transportadores, para evitar que o aumento do preço de combustíveis prejudicasse o consumidor.
Agora em visita à província de Nampula, e já na qualidade de primeiro-ministro, Maleiane voltou a afastar a hipótese de subsidiar as gasolineiras. “Dar subsídio à gasolineiras não é a solução, porque naquela bomba compramos todos nós – ricos, pobres, compram ao mesmo preço -, mas não é isso que a gente quer. O mesmo acontece com o pão, por causa do trigo. Subsidiar a padaria não é sustentável, porque toda a gente vai comprar aquele pão subsidiado, mas não é isso que o Governo quer”, disse.
Para o executivo, o mais certo é subsidiar sectores que não têm possibilidade. “O Estado quer dar o subsídio àquele que efectivamente precis, o governo quer subsidiar àquele que não pode”.