A Montepuez Ruby Mining (MRM) realizou recentemente, uma reunião para apresentar seu plano de gestão ambiental e social para o ano em curso. Durante a reunião, a mineradora garantiu a actualização de situação em várias áreas, desde a reabilitação de zonas mineradas até a introdução de equipamentos de processamento de alimentos para os moradores e projectos-piloto a serem testados ainda no presente ano.
Para além da área de Saúde, a mineradora assegurou desenvolver projectos de subsistência para o desenvolvimento das comunidades, como a piscicultura, em que serão construídos lagoas para a actividade na aldeia Wikhupuri, e as comunidades.
“A MRM vai trabalhar com parceiros locais para compartilhar conhecimento com os membros da comunidade sobre como produzir casas resilientes usando recursos locais. Este é um programa piloto que vai começar este ano, com a MRM apoiando a construção de duas casas-modelo”, disse o director de responsabilidade corporativa da MRM, Zefanias Mawawa
O encontro reuniu líderes comunitários, sociedade civil e diversas instituições governamentais para um debate, como parte da sua política de transparência e engajamento de partes interessadas, com o objectivo de encontrar respostas colectivas para os desafios enfrentados pelas comunidades locais.