EnglishPortuguese

MUNICÍPIO DE GÔNDOLA: Mercado modelo é prioridade para a edilidade

Terminar a construção do mercado modelo da região centro do país, que poderá prover vários serviços, incluindo um posto policial, é uma das prioridades do presidente do município de Gôndola, em Manica, Arlindo César Ngozo, neste quinquênio.

Texto: António Cumbane

Com um número de habitantes avaliado em 72.582 pessoas, a vila de Gôndola tem 12 bairros que, segundo o edil, que está em seu segundo mandato, têm se beneficiado em larga escala dos serviços municipais, tanto de recolha de lixo quanto de outros serviços.

“Em relação ao mercado modelo, devo dizer que, pelo nome, é um modelo para a região centro do país. Terá um sistema de frio para carnes e outro para peixes. Irá contar com mercearias, espaço para venda de hortícolas, serviços de ATM e um posto policial, além de balneários. Está projetado para 450 vendedores”, afirmou.

Bastante aclamada pelos comerciantes locais, a obra está orçada em pouco mais de 150 milhões de meticais, financiados pelo banco alemão KFW. A empreitada já começou e termina no final de outubro próximo.

“O mercado localiza-se numa zona estratégica, na Estrada Nacional número seis, no bairro Eduardo Mondlane,” explicou Ngozo, destacando que as realizações do município de Gôndola não param por aí e se estendem a todos os bairros da urbe.

“Recentemente, adquirimos 300 candeeiros para a iluminação pública. Foram mais de um milhão de meticais gastos neste processo. Estamos felizes porque, em coordenação com a EDM, a nossa cidade já está iluminada,” avançou.

Em relação à recolha de lixo, um problema complicado noutros municípios, em Gôndola o presidente classifica a situação como ultrapassada. “A cidade está a ficar limpa a cada dia. A situação de recolha dos resíduos sólidos está superada.”

Quem não faz “ouvidos de mercador” são os munícipes de Gôndola, que classificam o segundo mandato de Ngozo como um sucesso.

“O jovem está a trabalhar. Tínhamos problemas de iluminação pública, que já estão resolvidos. Agora falta água nalguns bairros, mas há mobilização de empreiteiros, e isto é visível,” disse Aniceto Armando, munícipe entrevistado pelo Dossiers & Factos  em Gôndola.

Alcina Alfredo, comerciante, atribui uma nota positiva ao trabalho de Ngozo. “É um jovem empenhado. Não fica apenas no gabinete, trabalha também nos bairros. O projeto do mercado está a ser esperado com muita expectativa.”

“Estamos ansiosos à espera do mercado modelo para abandonarmos as esquinas. Lá haverá muito espaço, até de sobra. A Polícia Municipal aqui em Gôndola é amiga do vendedor. Opta pelo diálogo e não arranca nada de ninguém,” concluiu Lázaro Chimure, vendedor ambulante ao longo da Estrada Nacional número seis.

ESCOLAS E PONTES

Ainda neste mandato, segundo Ngozo, estão planificadas a construção de três escolas primárias e a reabilitação de igual número de pontes, “tudo graças à contribuição dos munícipes que continuam a pagar os impostos sem problemas”.

“Ainda planejamos a construção de mais 20 furos de água e dois sistemas. Queremos que os munícipes deixem de percorrer longas distâncias para ter água. Igualmente, vamos melhorar os serviços de morgue no nosso hospital,” disse Ngozo.

A vila municipal de Gôndola é extremamente movimentada por ser um corredor (N6), o que propicia a ocorrência de acidentes de viação de forma constante. Sobre o assunto, Ngozo disse que “estamos no processo de transferência de uma paragem mal localizada ali na N6 para um outro local seguro. Estamos a formar e a sensibilizar os taxistas de moto para terem em conta aspetos relacionados com o código de estrada ao se fazer à via. A situação dos acidentes também está a reduzir”.

Gôndola é atravessada pela N6, que liga os países do hinterland ao Porto da Beira, em Sofala. É bastante aprazível por se localizar numa zona planáltica, onde é possível conferir parte dos bairros e residências nas áreas elevadas e baixas.

Gostou? Partihe!

Facebook
Twitter
Linkdin
Pinterest

Sobre nós

O Jornal Dossiers & Factos é um semanário que aborda, com rigor e responsabilidade, temáticas ligadas à Política, Economia, Sociedade, Desporto, Cultura, entre outras. Com 10 anos de existência, Dossiers & Factos conquistou o seu lugar no topo das melhores publicações do país, o que é atestado pela sua crescente legião de leitores.

Notícias Recentes

Edital

Siga-nos

Fale Connosco