O Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, manifestou solidariedade ao seu homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa, em virtude dos incêndios florestais que assolam Portugal.
Em comunicado citado pela AIM, Nyusi expressa “profunda tristeza” ao acompanhar a actual situação de calamidade no país europeu. “Em nome do povo e do Governo de Moçambique, e em meu próprio nome, transmito a minha solidariedade e simpatia às famílias afectadas pelos incêndios”, afirmou.
O Presidente moçambicano destacou ainda o empenho das autoridades portuguesas no combate à tragédia. “Embora seja de lamentar profundamente as perdas humanas, bem como os milhares de hectares de floresta consumidos pelas chamas, aplaudimos os esforços incansáveis das autoridades competentes para mitigar os efeitos desta calamidade cíclica”, declarou Nyusi.
Na mesma mensagem, o chefe de Estado moçambicano expressa votos de uma rápida recuperação dos danos causados e elogiou a resiliência do povo português diante da crise.
Segundo a CNN Brasil, sete pessoas, incluindo três bombeiros, perderam a vida em Portugal desde domingo (17), quando o veículo dos bombeiros foi consumido pelo fogo.