Num momento em que Moçambique enfrenta manifestações de protesto contra os resultados das eleições gerais de 9 de Outubro, o Presidente da República, Filipe Nyusi, enviou uma mensagem de felicitações ao recém-eleito Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, sublinhando o carácter pacífico e transparente do processo eleitoral norte-americano. Nyusi destacou a longa relação de cooperação entre os dois países, que remonta a antes da independência moçambicana, em 1975, e reafirmou o compromisso do seu Governo em fortalecer os laços bilaterais.
“Tendo tomado conhecimento com satisfação da vossa eleição como o 47.º Presidente dos EUA, em nome do Povo, do Governo da República de Moçambique e no meu próprio, endereço as nossas calorosas felicitações a V. Ex.ª e ao povo americano pela eleição pacífica, justa, ordeira e transparente”, escreveu Nyusi, enaltecendo a vitória expressiva que, segundo ele, reflecte a confiança do povo norte-americano na capacidade do novo líder em alcançar as aspirações nacionais.
Nyusi aproveitou para reiterar a disponibilidade de Moçambique em trabalhar com a nova administração americana, destacando a importância da cooperação bilateral e da parceria em questões multilaterais de interesse comum. “Estamos disponíveis a trabalhar com V. Ex.ª e sua administração para reforçar, ainda mais, as excelentes relações de amizade e cooperação entre os nossos dois países e povos”, afirmou o Presidente moçambicano.