Os novos órgãos sociais da Organização da Mulher Moçambicana (OMM) tomaram posse esta manhã, 11 de Abril, na Escola Central do Partido Frelimo, na cidade da Matola. No topo do secretariado, que é constituído por oito membros, continua um rosto antigo: Mariazinha Niquice. A mesma foi reconduzida ao cargo de secretária-geral no decurso do V Congresso daquela organização.
O evento, que hoje chega ao fim, teve início no passado sábado, na presença do presidente da Frelimo. No seu discurso, Filipe Nyusi disse que o papel da mulher deve reflectir-se no combate ao analfabetismo e à pobreza, e na luta contra as mudanças climáticas.
Por sua vez, a primeira-dama e presidente da OMM, Isaura Nyusi, destacou a igualdade recentemente alcançada no Conselho de Ministros, tendo referido que a “conquista” deve-se à determinação e auto-estima das mulheres, em conformidade com os compromissos do Chefe de Estado, Filipe Nyusi.
Hoje, as congressistas doaram vários itens de combate à Covid-19 e alimentos para ajudar os deslocados de guerra em Cabo-Delgado.