A empresa Petróleos de Moçambique (Petromoc) está a dever cerca de 4 mil milhões de meticais à Autoridade Tributária de Moçambique. O facto foi revelado ontem, à Comissão do Plano e Orçamento da Assembleia da República, que efectuou uma visita de trabalho à empresa.
O Presidente do Conselho Administrativo da Petromoc, Hélder Chabisse, disse que, para além da dívida com a Autoridade Tributária, a empresa está a dever mais de dois mil milhões de meticais a credores, valor este que, de acordo com o PCA, a Petromoc pretende reduzir, com o objectivo de garantir sustentabilidade.
A Petromoc aproveitou a ocasião para se queixar, perante os parlamentares, do facto do actual preço dos combustíveis estar abaixo dos preços praticados nos mercados internacionais.
“Desde Agosto do ano passado até os dias de hoje, a empresa tem tido dificuldades de tesouraria, porque estamos novamente numa situação de défice regulatório e, desde lá até aqui, o preço do combustível foi ajustado, mas não foi ao nível do preço do mercado internacional”, afirmou Mário Sitoe, administrador financeiro da Pretromoc.
Hélder Chabisse afirmou que, em 2020 e 2021, a empresa apresentou bons resultados, o que faz perspectivar melhorias. “Os resultados positivos de 2020 e 2021 mostram que os resultados líquidos estão a melhorar e essa é a nossa perspectiva, tendo em conta o nosso plano de negócio e o nosso orçamento para este ano e os subsequentes. A Petromoc estará em condições de pagar os dividendos”, disse Hélder Chabisse.