A população de Mabime, no distrito de Inhassoro, província de Inhambane, bloqueou na manhã desta sexta-feira, 20 de Dezembro, duas viaturas pertencentes à multinacional Sasol e “deteve” dois dos seus funcionários. A acção surge como forma de exigir soluções para problemas pendentes relacionados com promessas feitas pela empresa e pelo Governo.
De acordo com os residentes, as comunidades locais enfrentam sérias dificuldades devido à falta de serviços sociais básicos, como acesso a unidades sanitárias, obrigando a deslocações até Mangungumete ou à vila-sede de Inhassoro, a mais de 40 km de distância. Além disso, uma ponte vital para a travessia de pessoas e bens encontra-se em condições precárias, dificultando o trânsito de viaturas e expondo os utilizadores a riscos constantes.
No local, a população bloqueou as vias de acesso utilizando ramos de tamareiras. Segundo fontes locais, a libertação dos funcionários e a normalização do tráfego estão condicionadas à presença da direcção da Sasol para negociações, sem intervenção policial.
Não sendo satisfeitas estas demandas, a população ameaça incendiar as viaturas.