EnglishPortuguese

Produção de ouro aumenta 32% no País

A produção do ouro aumentou em Moçambique em 2023, tendo atingido cerca de 1,6 toneladas, acima do projetado para o ano passado e para 2024, segundo os dados da execução orçamental consultados pela LUSA.

De acordo com o relatório, de Janeiro à Dezembro, o País produziu 1.666,4 quilogramas de ouro, um aumento de 32% face aos 1.263,8 quilogramas de 2022, já um recorde.

Segundo avança a Lusa, cada quilograma de ouro vale actualmente quase 67 mil dólares no mercado internacional, pelo que a produção total moçambicana representa quase 111,6 milhões de dólares.

Tratou-se também de uma realização de 124% face ao inicialmente planeado pelo Governo moçambicano, mas também acima das projecções para este ano, que apontam para a produção de 1.583 quilogramas de ouro.

De acordo com a fonte, esse crescimento esperado resulta “do maior controlo da mineração artesanal”, mas também face ao “desempenho positivo das empresas produtoras” do País.

Globalmente, o Governo moçambicano espera para o sector da indústria extractiva um crescimento de 18,6% em 2024, “que conta com o aumento da produção da maioria dos minerais com grande peso na estrutura global, nomeadamente o ouro, as areias pesadas, a grafite e o carvão térmico”.

Gostou? Partihe!

Facebook
Twitter
Linkdin
Pinterest

Sobre nós

O Jornal Dossiers & Factos é um semanário que aborda, com rigor e responsabilidade, temáticas ligadas à Política, Economia, Sociedade, Desporto, Cultura, entre outras. Com 10 anos de existência, Dossiers & Factos conquistou o seu lugar no topo das melhores publicações do país, o que é atestado pela sua crescente legião de leitores.

Notícias Recentes

Edital

Siga-nos

Fale Connosco