A Troika de Cooperação para as áreas de Política, Defesa e Segurança da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral reuniu-se hoje, 12 de Abril, na cimeira extraordinária, para debruçar-se sobre o desempenho da Missão Militar da SADC em Moçambique (SAMIM).
No final do encontro, o organismo produziu uma nota na qual assinala os progressos alcançados no Teatro Operacional Norte, concretamente em Cabo Delgado, e felicita a SAMIM pelo sacrifício e pela dedicação à luta contra actos terroristas.
A Troika orientou ainda o Chefe da Missão para que, juntamente com a República de Moçambique, coordene a implementação de um plano abrangente de reconstrução e desenvolvimento integrado de Cabo Delgado.
Nesta cimeira, que foi virtual, participaram os chefes de Estado ou os representantes dos seguintes países: África do Sul, Namíbia, Angola, República Democrática do Congo, Moçambique, Zimbabwe, Reino do Lesoto, Malawi, República Unida da Tanzânia e Zâmbia.
Moçambique foi representado pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, acompanhado pelo Ministro da Defesa, Cristóvão Chume, pela Ministra do Interior, Arsénia Massingue e pelo Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Manuel Gonçalves.
D&F