EnglishPortuguese

Ucrânia obtém acordo para usar activos russos congelados

Em reunião com o G7, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, obteve um acordo inédito que permite a utilização de activos russos congelados para ajudar Kiev a se defender. Na mesma reunião, Zelensky pediu ao G7 que acelerasse as entregas de armamento e o treinamento de pilotos para caças F-16.

Zelensky afirmou ao G7 que “é justo que seja a Rússia que pague,” durante o encontro em Borgo Egnazia, perto de Bari, no sul da Itália. O presidente ucraniano desejava o confisco total dos € 300 bilhões de activos do Banco Central da Rússia congelados pela União Europeia e pelo G7, mas ambos recusaram a ideia devido a entraves legais.

Com incertezas sobre o apoio americano à Ucrânia diante da possível volta de Trump à Casa Branca, os países do G7 pretendem garantir financiamento à Ucrânia para sua defesa contra ataques russos. Por iniciativa dos EUA, foi adoptado um empréstimo solidário de 50 bilhões de dólares, garantido por fundos russos imobilizados.

Gostou? Partihe!

Facebook
Twitter
Linkdin
Pinterest

Sobre nós

O Jornal Dossiers & Factos é um semanário que aborda, com rigor e responsabilidade, temáticas ligadas à Política, Economia, Sociedade, Desporto, Cultura, entre outras. Com 10 anos de existência, Dossiers & Factos conquistou o seu lugar no topo das melhores publicações do país, o que é atestado pela sua crescente legião de leitores.

Notícias Recentes

Edital

Siga-nos

Fale Connosco