Venâncio Mondlane participa, esta quarta-feira, 18 de Dezembro, de forma remota, num encontro informal no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, pelas 15h00 locais.
De acordo com informações avançadas pela DW, o Serviço de Imprensa e Comunicação do Parlamento Europeu descreveu Venâncio Mondlane como “um proeminente político moçambicano e antigo candidato presidencial nas eleições de Outubro de 2024”.
O comunicado sublinha ainda que “concorreu com o apoio do partido PODEMOS e obteve 20% dos votos, tornando-se uma figura central na contestação de alegações de fraude eleitoral. É amplamente reconhecido pela sua forte defesa da democracia, da responsabilização e do desenvolvimento sustentável”.
A sessão contará igualmente com a participação da eurodeputada Ana Vasconcelos, da Iniciativa Liberal, e do deputado Rui Rocha, líder do mesmo partido.
Numa das suas mais recentes intervenções, transmitida em directo através da rede social Facebook, Mondlane prometeu regressar a Maputo para tomar posse como Presidente no dia 15 de Janeiro, data prevista para a investidura do novo chefe de Estado.
O Conselho Constitucional tem até ao dia 23 de Dezembro para proclamar os resultados das eleições gerais de 09 de Outubro.