Em meio a controvérsias sobre a participação de Venâncio Mondlane no próximo Congresso da Renamo, que arranca amanhã, 15 de Maio, em Alto-Molócuè, província da Zambézia, seu advogado, Elvino Dias, publicou nas redes sociais um texto para “dissipar embustes” e confirmar a presença de VM7.
Dias esclarece que, contrariamente às afirmações postas a circular, dando conta de que Mondlane não tem quotas em dia, este pagou-as em 2020 para um período de cinco anos. O advogado reitera igualmente que Mondlane obteve apoio expressivo dos membros do partido nos níveis distrital e provincial, onde foi eleito delegado ao Congresso com 96% e 100% de votos, respectivamente.
Dias reconhece que, a nível da província, a candidatura do seu constituinte foi rejeitada verbalmente por um elemento da estrutura do partido de nome Samuel Manjate, mas alega que sua decisão não prevalece sobre a dos restantes membros.
O causídico ressalta ainda que, de acordo com os procedimentos estabelecidos pelo Gabinete de Preparação do Congresso, a participação de Mondlane é assegurada pela submissão da sua candidatura, cabendo exclusivamente ao Congresso a decisão final sobre sua aceitação ou rejeição.
“Por tudo o que eu acima disse, o Eng Venâncio Mondlane estará, sim, no Congresso”, remata Elvino Dias.