O candidato à Presidência, Venâncio Mondlane, conhecido como VM7, anunciou na noite de hoje, 10 de Dezembro, um conjunto de novas medidas que entram em vigor a partir de amanhã, último dia da fase denominada “4×4”, e que se estenderão até 15 de Janeiro de 2025. Entre as principais decisões, destaca-se a interdição total da exploração de recursos minerais no País, uma medida que, segundo Mondlane, visa pôr fim a práticas que não trazem benefícios directos à população.
“Todas as explorações mineiras devem estar encerradas”, afirmou VM7, justificando a medida como um passo necessário para proteger os interesses do povo.
Outras iniciativas incluem a suspensão do pagamento de impostos e taxas fronteiriças para os “mukheristas” (pequenos comerciantes informais) até às 12h, bem como a abertura gratuita de todas as portagens. Além disso, VM7 anunciou a disponibilização de viaturas do Estado para uso da população durante este período.
Ainda durante o discurso, VM7 prometeu novidades para a próxima segunda-feira, 16 de Dezembro, altura em que será lançada a fase “turbo V8” das manifestações.