A cidade da Maxixe, província de Inhambane, foi palco da III sessão extraordinária do secretariado provincial, alargada a outros quadros do partido Frelimo. O evento, dirigido pelo secretário-geral interino, Daniel Francisco Chapo, tinha por objectivo avaliar a preparação para as eleições gerais que se avizinham, colher contribuições dos camaradas, e apresentar o compromisso do candidato e o programa de governação para o próximo quinquénio 2025/2029. Chapo apelou aos camaradas para continuarem coesos e unidos, garantindo assim a vitória da Frelimo.
Texto: Anastácio Chirrute, em Inhambane
Passavam das 10h30 quando o secretário-geral interino da Frelimo e candidato à presidência da República chegou ao bairro de Mabil, na cidade da Maxixe, sendo recebido com festa por centenas de camaradas.
Adélia Macucul, primeira secretária provincial da Frelimo em Inhambane, agradeceu a Chapo por ter escalado a sua província para orientar a sessão, e apresentou um relatório positivo das actividades realizadas em 2023/2024, destacando que foram alcançadas as metas planificadas. O partido encerrou 2023 com 43.250 células, englobando 516 mil membros, representando cerca de 57,89% da população com idade eleitoral activa, estimada em mais de 800 mil cidadãos.
Daniel Chapo explicou que veio a Inhambane para orientar a reunião do secretariado provincial, avaliar a preparação para as eleições, colher contribuições dos camaradas, e apresentar o seu compromisso como candidato e programa de governação para 2025/2029.
“Estamos aqui em Inhambane para cumprir a nossa meta rumo à vitória no dia 9 de Outubro. Hoje, escalamos a província de Inhambane, na cidade de Maxixe, para dirigir esta reunião do secretariado provincial, avaliar a preparação para as eleições, colher contribuições dos camaradas, e apresentar o compromisso do candidato e o programa de governação para os próximos 5 anos.”
Chapo mostrou-se satisfeito com a organização da reunião, que reuniu mais de mil camaradas de quase todos os 14 distritos de Inhambane, demonstrando o espírito de unidade e coesão dentro do partido. “Fizemos tudo ao nosso alcance para garantir a representatividade da Frelimo em todos os distritos da nossa província de Inhambane. A nossa visão é que o maior valor da Frelimo reside no conhecimento e experiência acumulados dos nossos quadros, e no projecto de construção de uma nação colectiva.”
Chapo defendeu a necessidade de continuar a trabalhar com transparência e incluir a população nos processos decisórios, aumentando a clareza e confiança nas acções do governo. “Vamos empoderar a nossa população, promovendo uma cultura de responsabilidade cívica e apostando na qualidade das decisões. Nomear quadros competentes e meritocráticos é fundamental.”
Chapo também falou sobre a necessidade de fortalecer a coesão social e interna do partido, e promover uma participação activa de todos, reduzindo tensões sociais e promovendo entendimento entre grupos sociais. “Vamos respeitar os poderes locais, tornando os governos locais mais sensíveis às demandas da população.”
Ainda durante a visita à província de Inhambane, Chapo entregou simbolicamente cartões de membro da FRELIMO ao primeiro grupo de um total de 120 mil membros, cujos cartões serão entregues nos próximos 60 dias em toda a província.