Dois turistas sul-africanos foram encontrados sem vida na semana passada na praia de Xai-Xai, província de Gaza. As autoridades marítimas confirmaram esta segunda-feira, após uma tentativa fracassada de localizar o terceiro elemento do grupo, que o incidente terá sido causado por afogamento numa zona de risco.
Texto: Maidone Capamba
Audrey Monique, de 40 anos, Jasper Cristoffel, de 49, e Andre Rynhardt, de 41 anos, todos de nacionalidade sul-africana, encontravam-se alojados na GO WILD, uma instância turística de referência na praia de Xai-Xai. O trio desapareceu por volta das 15h00 de 28 de Abril, na Praia Velha, após entrarem no mar durante o que as autoridades descreveram como uma actividade turística habitual na orla costeira.
Segundo o administrador marítimo Cesaltino Reino, o grupo decidiu mergulhar numa zona perigosa, em condições meteorológicas adversas, factores que terão contribuído para a tragédia. “A falta de observância das medidas de segurança e a insuficiente capacidade de natação, aliadas ao mau tempo, são apontadas como causas prováveis do acidente”, explicou.
Uma equipa multissectorial — integrada pela Administração Marítima (ADMAR), Polícia Costeira Lacustre Fluvial (PCLF), Polícia da República de Moçambique (PRM), Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) e Polícia Municipal (PM) — deslocou-se imediatamente ao local. Após operações de busca e salvamento, Audrey Monique e Andre Rynhardt foram resgatados, mas “infelizmente sem sinais vitais”. Os corpos foram encaminhados para o Hospital Provincial de Xai-Xai para os procedimentos legais.
As buscas pelo terceiro turista, Jasper Hermanus, terminaram sem sucesso esta terça-feira, 6 de Maio. A autoridade marítima de Gaza apelou à população para redobrar a prudência ao entrar no mar, desaconselhando o mergulho em áreas perigosas e, sobretudo, em dias de condições meteorológicas desfavoráveis.
Com estes casos, eleva-se para sete o número de vítimas mortais por afogamento na província de Gaza, registadas em 12 incidentes marítimos ocorridos desde o início do ano.