EnglishPortuguese

Yango destaca o forte impacto socioeconómico em Moçambique

Desde 2022, a Yango tem impulsionado uma revolução no sector da mobilidade em Maputo e na Matola. O papel da empresa de tecnologia no desenvolvimento da mobilidade no país e a sua contribuição para a economia nacional estiveram em foco na Business Year Conference, evento organizado por este grupo global de comunicação, e que decorreu na capital moçambicana na passada quarta-feira, 19 de Junho.

A Yango, uma das principais empresas de tecnologia a operar em África, demonstrou o seu compromisso contínuo com o desenvolvimento do continente na Conferência do Ano Empresarial de 2024. A conferência reuniu órgãos governamentais, líderes da indústria e decisores de políticas públicas sob o tema “Forjar o futuro de Moçambique: Perspectivas de Desenvolvimento Económico”.

Ano e meio depois da chegada da Yango a Maputo e à Matola, em Novembro de 2022, a mobilidade na capital moçambicana entrou numa nova era de inovação, tecnologia e eficácia. Em conjunto com as autoridades moçambicanas, em particular o Ministério de Ciências e Tecnologias e o Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC), a empresa internacional de tecnologia, e um dos um dos principais serviços de mobilidade urbana por aplicativo em África, desenvolveu uma série de soluções tecnológicas que conectam prestadores de serviços de transporte com os passageiros da zona metropolitana da capital.

Na sua intervenção, o responsável relembrou que “a Yango teve um impacto na vida quotidiana dos moçambicanos. Trouxe para o país uma plataforma com tecnologia de ponta que permite a qualquer pessoa aceder a um carro de forma segura, acessível e cómoda em menos de cinco minutos. Antes de 2022, isto não existia e os utilizadores estavam limitados aos transportes urbanos tradicionais, como autocarros ou táxis.  Hoje, tanto o serviço de mobilidade automóvel como as txopelas, que introduzimos no ano passado, estão disponíveis na Yango, com o objetivo de adaptar o serviço às necessidades e características dos utilizadores e do sector.”

Estas “estratégias inovadoras”, continuou, “melhoraram profundamente a mobilidade geral da população e ajudaram-nos a contornar desafios como o congestionamento, a dificuldade de estacionar e a própria segurança dos condutores e dos automóveis na via pública”.

Na base deste “impulso importante do sector” estiveram “soluções avançadas do ponto de vista tecnológico”, indicou o responsável. Entre estas, contam-se “a possibilidade dos passageiros solicitarem viagens com múltiplos destinos” e funções do próprio aplicativo que optimizam todo o processo de mobilidade, como “um sistema de mapas próprios ou a tecnologia de pedidos em cadeia, que permite ao motorista aceitar uma viagem antes de terminar a corrida actual, diminuindo o tempo de espera dos passageiros e motoristas por uma corrida”.

Com estas soluções, “a Yango teve um impacto importante na economia do país”, considerou Zameer Adam. “Um transporte ágil, rápido e seguro, aumenta a eficiência e produtividade das pessoas, para além de facilitar a troca de bens e serviços”, indicou, relembrando ainda que “a Yango foi uma das primeiras empresas internacionais a apostar nas plataformas digitais em Moçambique, abrindo as portas para o desenvolvimento interno deste mercado que move cada vez mais as grandes economias globais”.

Os próximos passos da empresa de tecnologia no país passam agora por “estabelecer novas parcerias com empresas de transportes e de serviços”,“adicionar outros serviços para além da mobilidade” e uma possível “expansão da Yango  para outras províncias”, informou.

Gostou? Partihe!

Facebook
Twitter
Linkdin
Pinterest

Sobre nós

O Jornal Dossiers & Factos é um semanário que aborda, com rigor e responsabilidade, temáticas ligadas à Política, Economia, Sociedade, Desporto, Cultura, entre outras. Com 10 anos de existência, Dossiers & Factos conquistou o seu lugar no topo das melhores publicações do país, o que é atestado pela sua crescente legião de leitores.

Notícias Recentes

Edital

Siga-nos

Fale Connosco