Dois camiões colidiram, provocando ferimento de três pessoas e interrupção do trânsito na região de Amantongas, ao longo da Estrada Nacional número seis (N6), em Gondola, província de Manica.
O acidente de viação ocorreu esta terça-feira (25-10-2022), envolvendo dois camiões, sendo que um deles transportava combustível.
Para além do ferimento de três pessoas, como consequência do acidente, duas viaturas foram consumidas por chamas e o trânsito na N6 ficou interrompido por algum tempo, cdando azo ao surgimento de longas filas de viaturas nos dois sentidos.
O serviço Nacional de Salvação Publica (SENSAP) fez-se ao local na tentativa de apagar as chamas, no entanto, a insuficiência de água e as deficiências mecânicas do carro atrasaram o início da intervenção, facto que culminou com o alastramento das chamas e consequente destruição das viaturas envolvidas.
O porta-voz do SENSAP em Manica, José Jone, disse que a sua missão é garantir que o fogo não se alastrasse. “Nosso trabalho é controlar para que o fogo não se propague e afecte a comunidade que se encontra nessa zona”. Só que o fogo não esperou pelos bombeiros e, quando estes lá chegaram, as viaturas já tinham sido carbonizadas.
“Os danos já aconteceram, os camiões estão aí. As imagens falam por si e os camiões estão todos danificados”, concluiu José Jone.
A Rede Viária de Moçambique (REVIMO), empresa concessionária da N6, fez-se ao local de imediato para prestar pronto-socorro às vítimas. O médico da REVIMO, Valdemar Penteca, confirmou o ferimento grave de duas pessoas, sendo que uma terceira contraiu ferimentos ligeiros. “Houve três vítimas, uma do tipo ligeiro e duas vítimas gravemente feridas e tiveram queimaduras do quarto grau”, esclareceu.
Pessoas que estiveram no local do acidente viram seus esforços de conter o fogo reduzidos ao fracasso.
Augusto Jeque, testemunha do acidente, conta que todos concentraram suas forças na missão de salvar as pessoas que estavam no interior dos camiões. “Depois do acidente, nós corremos para salvar o motorista”.