Foto: Cortesia do BNI
A selecção nacional de futebol, os Mambas, tem uma motivação extra para selar a qualificação ao Campeonato Africano Interno de Futebol, conhecido como CHAN. É que o Banco Nacional de Investimento (BNI) anunciou a disponibilização de um prémio de 1.200.000 (um milhão e duzentos mil meticais) para jogadores e equipa técnica, caso estes alcancem o objectivo de chegar àquele evento continental, que terá lugar na Argélia.
O último obstáculo a ser ultrapassado chama-se Malawi, com quem o combinado nacional disputa, já no próximo domingo, a partida da segunda mão do play-off de acesso. O confronto da primeira mão, que teve lugar no Bingu Wa Mutarika Stadium, em Lilongwe, terminou empatado a uma bola, o que quer dizer que um empate sem abertura de contagem é suficiente para que os Mambas se qualifiquem.
No entanto, o desejo dos moçambicanos é vencer e, de preferência, sem sofrer. O BNI tem a mesma perspectiva e, por isso, vai oferecer 100 mil meticais ao guarda-redes caso consiga manter inviolável a baliza. A garantia foi dada pelo Presidente da Comissão Executiva do BNI, Tomás Matola, instantes depois da formalização do apoio aos Mambas, na FACIM, perante o presidente da Federação Moçambicana de Futebol, Feizal Sidat.