O Presidente da República, Daniel Chapo, endereçou uma mensagem de condolências pela morte do príncipe Aga Khan, ocorrida no dia 4 de Fevereiro, em Lisboa. Na mensagem, o Chefe de Estado expressou profunda tristeza e destacou o impacto do líder espiritual dos ismaelitas no desenvolvimento social e no bem-estar das comunidades.
“O Príncipe Karim Aga Khan deixa um legado marcante, não apenas através do seu trabalho e dedicação à Fundação, mas também pelo seu compromisso com causas nobres e o seu impacto positivo na vida de muitas pessoas”, escreveu Chapo, sublinhando que Moçambique é testemunha directa dos benefícios das iniciativas da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento, sobretudo nas áreas da saúde e educação.
O Presidente lembrou ainda que Aga Khan será sempre recordado pela sua dedicação à promoção da educação, da saúde e do progresso social, valores que transcenderam fronteiras e beneficiaram diversos povos, incluindo o moçambicano.
“É nosso desejo que a sua família e a Comunidade Ismaelita encontrem conforto na certeza de que o Príncipe Karim Aga Khan deixou uma marca que continuará a brilhar e a fazer a diferença no mundo em geral e em Moçambique, em particular”, concluiu Chapo, enfatizando que o exemplo de liderança e filantropia do líder espiritual continuará a inspirar gerações.