EnglishPortuguese

CNE esclarece oscilação nas posições dos boletins de voto

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) pronunciou-se na tarde desta quarta-feira, 09 de Outubro de 2024, sobre o andamento do processo de votação para as 7ª Eleições Gerais em Moçambique. Em comunicado lido pelo porta-voz da instituição, Paulo Cuinica, a CNE destacou que, no geral, o processo está a decorrer conforme o previsto, embora tenha enfrentado alguns desafios logísticos em certos pontos do País e da diáspora, como na Alemanha, onde as mesas de voto ainda não haviam sido abertas.

Um dos pontos que mais gerou agitação entre os eleitores foi a oscilação das posições dos partidos nos boletins de voto. Segundo a CNE, esta variação ocorre devido ao facto de nem todos os partidos concorrentes estarem a participar em todos os círculos eleitorais. Como resultado, as posições dos partidos nos boletins oscilam conforme o número de partidos que concorrem em cada círculo. Além disso, em alguns círculos eleitorais, certos partidos não aparecem nos boletins porque não submeteram candidaturas para essas regiões.

“O facto de os partidos não estarem representados em todos os círculos eleitorais faz com que as suas posições oscilem nos boletins de voto, conforme o número de partidos concorrentes. É uma situação normal dentro do processo eleitoral”, esclareceu Paulo Cuinica.

Em relação às anomalias verificadas em algumas mesas de voto, a CNE realizou uma reunião extraordinária e decidiu enviar equipas para resolver as situações reportadas, envolvendo representantes da CNE e do STAE. A mesma medida foi instruída às províncias, para garantir que o processo eleitoral decorra dentro dos princípios de eleições livres, justas e transparentes.

A CNE compromete-se a monitorar de perto o desenrolar das eleições e promete continuar a fornecer actualizações à medida que o processo avança.

Gostou? Partihe!

Facebook
Twitter
Linkdin
Pinterest

Sobre nós

O Jornal Dossiers & Factos é um semanário que aborda, com rigor e responsabilidade, temáticas ligadas à Política, Economia, Sociedade, Desporto, Cultura, entre outras. Com 10 anos de existência, Dossiers & Factos conquistou o seu lugar no topo das melhores publicações do país, o que é atestado pela sua crescente legião de leitores.

Notícias Recentes

Edital

Siga-nos

Fale Connosco