O Presidente do Conselho Autárquico de Chimoio (CAC), João Ferreira, acaba de lançar um projecto que visa requalificar o famoso bairro Textafrica (que inclui Soalpo), moribundo praticamente desde o período em que a fábrica encerrou.
Texto: António Cumbane
Segundo Ferreira, várias são as obras projectadas para aquela área, outrora considerada VIP na cidade de Chimoio, mas importa referir a devolução das zonas de recreação e de lazer. “Vamos fazer passeios em betão em todas as estradas. Haverá uma mudança radical em Soalpo.
Vamos reabilitar os jardins de jogos, de lazer e infantil, tanto no bairro A como no bairro B. Vai ser uma mudança radical”.
Embora sem avançar os valores envolvidos, Ferreira disse que o trabalho vai trazer uma nova imagem à zona, numa altura em que a “Palhota”, outro sítio antigamente de lazer, vai beneficiar de obras. Também estão em curso as obras de requalificação do Centro Comercial da Textafrica, o que vai trazer alegria ao bairro.
A infra- estrutura lançada quinta-feira é uma das respostas vivas de Ferreira perante críticas de que a edilidade concentrava atenções apenas na zona de cimento. “Esta é uma resposta clara, o edil quer trabalhar e isto é bom. Estamos à espera da finalização das obras para revivermos a história de Soalpo”, disse uma fonte.
A empreitada será concluída ainda este ano, segundo garantias de João Ferreira.