EnglishPortuguese

Dez anos sem Mandela, o preso político mais famoso do mundo

Num dia como hoje, em 2013, chegava ao fim a sofrida – mas gloriosa – peregrinação terrena de Nelson Mandela, ícone da luta contra o regime do apartheid na África do Sul.

“Companheiros sul-africanos, o nosso amado Nelson Rolihlala Mandela, o presidente fundador da nossa nação democrática, partiu”. Foi com estas palavras que o então presidente sul-africano, Jacob Zuma, anunciou o desaparecimento físico de Madiba, aos 95 anos, vítima de uma infecção respiratória.

Obstinado combatente pela igualdade, Mandela consentiu vários e penosos sacrifícios antes de se tornar o primeiro presidente negro da África do Sul, em 1994. O destaque vai para a sua prisão, que durou 27 anos, o que o transformou no preso político mais famoso do planeta terra.

Sua emblemática trajectória e capacidade de perdoar fazem do co-fundador do Congresso Nacional Africano (ANC) um verdadeiro símbolo universal do humanismo.

Gostou? Partihe!

Facebook
Twitter
Linkdin
Pinterest

Sobre nós

O Jornal Dossiers & Factos é um semanário que aborda, com rigor e responsabilidade, temáticas ligadas à Política, Economia, Sociedade, Desporto, Cultura, entre outras. Com 10 anos de existência, Dossiers & Factos conquistou o seu lugar no topo das melhores publicações do país, o que é atestado pela sua crescente legião de leitores.

Notícias Recentes

Edital

Siga-nos

Fale Connosco