EnglishPortuguese

Moçambique faz história no CS da ONU

A Sessão da última segunda-feira, 25 de Março, do Conselho de Segurança (CS) das Nações Unidas foi histórica, dada a aprovação inédita de uma resolução de cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza.

O texto em causa, que foi aprovado com 14 votos a favor e apenas uma abstenção – dos Estados Unidos da América (EUA), que têm poder de veto -, foi proposto pelos 10 membros não permanentes do órgão, liderados por…Moçambique.

O documento em referência, cuja aprovação consubstancia uma vitória diplomática para o País, prevê a cessação imediata dos combates, a expansão urgente do fluxo de ajuda humanitária no território palestino e exige a libertação imediata e incondicional dos reféns israelitas sob custódia do Hamas.

Todavia, não há sinais de que a resolução terá efeitos práticos, mesmo porque a sua aprovação deixou irritado o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, que descreveu a abstenção dos EUA, seu principal aliado, como “claro retrocesso”.

Gostou? Partihe!

Facebook
Twitter
Linkdin
Pinterest

Sobre nós

O Jornal Dossiers & Factos é um semanário que aborda, com rigor e responsabilidade, temáticas ligadas à Política, Economia, Sociedade, Desporto, Cultura, entre outras. Com 10 anos de existência, Dossiers & Factos conquistou o seu lugar no topo das melhores publicações do país, o que é atestado pela sua crescente legião de leitores.

Notícias Recentes

Edital

Siga-nos

Fale Connosco