EnglishPortuguese

Moçambique terá mais um projecto de energia solar

O Banco Nacional de Investimento (BNI), a AMEIA Power dos Emirados Árabes Unidos e a Hidropower  de Moçambique, assinaram nesta segunda-feira, 04 de Dezembro, durante a  28 Reunião da Conferência das Partes das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas, um acordo que tem como objectivo  desenvolver uma planta  de energia solar fotovoltaica com capacidade de 125 a 200 Mwp.

O projecto está avaliado entre 150 a 250 milhões de dólares norte-americanos, podendo empregar mais de 1.500 pessoas, contribuindo consequentemente no desenvolvimento da economia da comunidade de Matambo, distrito de Changara, província de Tete, onde será implementado, assim como na economia do País no geral. Espera-se, de igual modo, que o projecto possa electrificar residências de mais de 150.000 famílias moçambicanas.

O BNI tem mobilizado soluções de financiamento alternativos e investimento estrangeiro para projectos infra-estruturais que impulsionam o desenvolvimento socioeconómico do País, o que destaca o papel que tem desempenhado no processo de transição energética e no estímulo ao desenvolvimento sustentável em Moçambique.

Para além de satisfazer necessidades da contínua procura por energia em Moçambique e na África Austral, este projecto irá reduzir, a cada ano, emissões de cerca de 232.900 toneladas de dióxido de carbono, o que contribui significativamente para a preservação do meio ambiente.

 

Gostou? Partihe!

Facebook
Twitter
Linkdin
Pinterest

Sobre nós

O Jornal Dossiers & Factos é um semanário que aborda, com rigor e responsabilidade, temáticas ligadas à Política, Economia, Sociedade, Desporto, Cultura, entre outras. Com 10 anos de existência, Dossiers & Factos conquistou o seu lugar no topo das melhores publicações do país, o que é atestado pela sua crescente legião de leitores.

Notícias Recentes

Edital

Siga-nos

Fale Connosco