Em uma mensagem oficial, o Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, expressou suas felicitações a António Costa pela sua eleição como presidente do Conselho Europeu.
“Em nome do Povo, do Governo da República de Moçambique e no meu próprio, envio as nossas sinceras felicitações e votos de sucesso na liderança do Conselho, a principal instância da organização. A eleição reflecte a confiança dos líderes dos 27 Estados-membros da União Europeia na sua capacidade de promover a unidade e avançar a agenda estratégica nos próximos cinco anos, especialmente considerando a sua eficaz gestão económica em tempos desafiadores,” declarou Nyusi.
O Presidente moçambicano destacou que a eleição de Costa eleva as expectativas tanto dentro da União Europeia quanto entre os países parceiros, especialmente na África, Caribe e Pacífico. Nyusi assegurou que Moçambique está comprometido em apoiar os objectivos estabelecidos nos acordos de cooperação internacional e nas estratégias globais de desenvolvimento, como o Acordo de Samoa e a Estratégia Global Gateway.
“Podem contar com Moçambique na concretização dos compromissos do Acordo de Samoa, no Instrumento de Vizinhança, Desenvolvimento e Cooperação Internacional – Europa Global, na Estratégia Global Gateway e na Visão Conjunta UE-UA para 2030. Estamos comprometidos em aprofundar a parceria, solidariedade e cooperação com a União Europeia, em prol do progresso e bem-estar dos nossos povos,” afirmou o Presidente Nyusi.