EnglishPortuguese

ONU suspende a Rύssia do Conselho de Direitos Humanos

Em consequȇncia dos ataques contra a Ucrânia, a Rύssia tem sofrido duros prejuízos, tanto no desporto como na política. Na Organizaҫão das Naҫões Unidas (ONU), o país foi suspenso do Conselho de Direito Humanos, decisão tomada ontem, 07 de Abril.

Na Assembleia-Geral, 93 países votaram a favor da retirada da Rússia, 24 contra e 58 absteram-se do voto.

O Vice-embaixador russo, Gennady Kuzmin, repudiou os votos feitos em prejuízo do seu país e acusou os EUA de estarem a tentar manter uma posiҫão dominante e controlo total na esfera política global.

Kuzmin desmentiu as acusaҫões feitas contra o seu país, por considerá-las falsas. Assim o disse: “Rejeitamos as alegações não verdadeiras contra nós, com base em acontecimentos encenados e falsificações amplamente divulgadas“.

Contudo, o embaixador da Ucrânia, nas Nações Unidas, Sergiy Kyslytsya, já havia pedido aos 193 países membros da ONU para retirarem a Rύssia do Conselho dos Direitos Humanos. Esse pedido baseou-se nas alegações de que a Rύssia cometeu violaҫões e abusos igualados aos crimes de guerra contra a humanidade.

As acções da Rússia estão para além do razoável (…), Rússia não está apenas a cometer violações dos Direitos Humanos, está a abalar os alicerces da paz e segurança internacionais“, disse Sergiy Kyslytsya.

Na Assembleia-Geral, a ONU pediu uma investigação independente sobre os massacres havidos em Bucha. O Secretário-Geral da ONU, António Guterres, também se mostrou a favor da decisão tomada e acrescentou que havia necessidade de se abrir um processo sobre os crimes de guerra praticados no massacre de civis, na cidade ucraniana de Bucha.

 

 

 

Gostou? Partihe!

Facebook
Twitter
Linkdin
Pinterest

Sobre nós

O Jornal Dossiers & Factos é um semanário que aborda, com rigor e responsabilidade, temáticas ligadas à Política, Economia, Sociedade, Desporto, Cultura, entre outras. Com 10 anos de existência, Dossiers & Factos conquistou o seu lugar no topo das melhores publicações do país, o que é atestado pela sua crescente legião de leitores.

Notícias Recentes

Edital

Siga-nos

Fale Connosco