EnglishPortuguese

Presidente Nyusi apela aos jovens para dizerem “não às drogas”

O Presidente da República, Filipe Nyusi, apelou aos jovens e adolescentes para dizerem NÃO ÀS DROGAS e, aos que já são dependentes, aconselhou a procurarem tratamento. Pediu também aos pais, encarregados de educação e escolas um acompanhamento de perto e permanente dos seus filhos, educandos ou estudantes, para que não caiam nas redes dos traficantes e consumidores. Incentivou ainda as estruturas competentes a colaborarem mais com as comunidades nesta luta, cumprindo a lei e garantindo que as bebidas alcoólicas não sejam vendidas perto das escolas.

Os apelos de Nyusi enquadram-se na celebração, esta quarta-feira, 26 de Junho, do Dia Internacional de Luta contra o Abuso e Tráfico de Drogas, com o lema “Investir na prevenção ao consumo de drogas é tarefa de todos”.

O Presidente Nyusi destacou que “a produção, o tráfico e o consumo de drogas não conhecem fronteiras. Nenhuma nação está isenta das suas consequências nefastas, e Moçambique não é excepção. As drogas ameaçam a nossa estabilidade e o desenvolvimento harmonioso do país, pois, além de destruir a saúde do consumidor, destroem famílias, o tecido social das gerações, causam perturbações na economia, e fomentam a violência e actividades criminosas”.

Nyusi sublinhou que os dados disponíveis em Moçambique sobre o abuso e tráfico de drogas, incluindo o álcool, são bastante preocupantes, apesar do aumento significativo dos esforços para a prevenção e repressão.

As drogas afectam todos os estratos sociais, sendo o seu consumo mais expressivo entre os jovens do sexo masculino. Por isso, o combate exige não apenas a intervenção e coordenação entre as autoridades competentes de aplicação da lei e o reforço da capacidade destas instituições, mas também o envolvimento de toda a sociedade. É crucial trabalhar em coordenação com as autoridades em todas as fases da cadeia, desde a origem ao destino, sensibilizando a sociedade sobre os malefícios das drogas, reprimindo a sua produção, comercialização e uso.

Nyusi reconheceu o papel positivo desempenhado pelo Gabinete de Combate às Drogas, pelas instituições da Defesa e Segurança, pelas organizações não-governamentais e por toda a sociedade civil envolvida em actividades de educação e advocacia contra o consumo e tráfico ilícito de drogas, bem como na mitigação das suas consequências.

O Chefe de Estado prometeu ainda que, “como governo, continuaremos a prestar atenção ao combate às drogas porque investir na luta contra o abuso e tráfico de drogas é investir num Moçambique são e harmonioso, hoje e no futuro”.

Gostou? Partihe!

Facebook
Twitter
Linkdin
Pinterest

Sobre nós

O Jornal Dossiers & Factos é um semanário que aborda, com rigor e responsabilidade, temáticas ligadas à Política, Economia, Sociedade, Desporto, Cultura, entre outras. Com 10 anos de existência, Dossiers & Factos conquistou o seu lugar no topo das melhores publicações do país, o que é atestado pela sua crescente legião de leitores.

Notícias Recentes

Edital

Siga-nos

Fale Connosco