EnglishPortuguese

Reduz caça furtiva em Magude

Foto: DW

Nos primeiros seis meses deste ano, o distrito de Magude, província de Maputo, não registou casos de caça de espécies proibidas. A garantia é do administrador do referido distrito, Lázaro Bambamba, e foi dada na cerimónia de inauguração, domingo passado (31), no posto administrativo de Mapulanguene, do Centro para o Combate à Caça Proibida.

A cerimónia foi dirigida pela Ministra da Terra Ambiente, Ivete Maibaze, na esteira das celebrações do dia Internacional do Fiscal. Na ocasião, a dirigente reconheceu os esforços dos fiscais que mais se destacaram na luta pelo fim da caça furtiva ao nível daquele distrito.

Na sequência, o administrador Lázaro Bambamba avançou números que sustentam o decrescimento da caça proibida em Magube, crime que constitui a uma das grandes preocupações do distrito nos últimos anos.

Em 2021, foram registados 05 casos, detidos 06 indivíduos encontrados nas fazendas de bravios na posse de duas armas de fogo, contra 02 casos registados em 2020, detalhou Bambamba, reiterando o comprometimento do Governo na protecção da flora e fauna.

Bambamba também fez saber que uma das estratégias nas quais o distrito vai apostar para acabar com o abate descontrolado de espécies animais é a colaboração com a comunidade local. A medida será aplicada através da criação de comités comunitários nas localidades de Cumane, Capitine e Manel.

Por sua vez, a directora provincial do Ambiente, Teresinha Pascoal, que também esteve presente em representação da Secretaria de Estado da Província de Maputo, saudou os proprietários e concessionários das áreas de conservação e as comunidades pela “entrega abnegada” na conservação da biodiversidade.

Sob o lema “promovendo participação activa da mulher na fiscalização da biodiversidade”, as festividades do dia do fiscal juntaram diversas personalidades ligadas à causa da preservação ambiental, tais como a comunidade, diretora-geral da ANAC, comandantes da área fiscal, magistrados, representantes do Conselho dos Serviços de Representação do Estado, entre outros. D&F

Gostou? Partihe!

Facebook
Twitter
Linkdin
Pinterest

Sobre nós

O Jornal Dossiers & Factos é um semanário que aborda, com rigor e responsabilidade, temáticas ligadas à Política, Economia, Sociedade, Desporto, Cultura, entre outras. Com 10 anos de existência, Dossiers & Factos conquistou o seu lugar no topo das melhores publicações do país, o que é atestado pela sua crescente legião de leitores.

Notícias Recentes

Edital

Siga-nos

Fale Connosco