A Autoridade de Gestão de Fronteiras da África do Sul (BMA, na sigla em inglês) anunciou o encerramento temporário do Posto Fronteiriço de Lebombo, após relatos de incidentes de segurança do lado moçambicano (Ressano Garcia), onde houve vandalização de infraestruturas e equipamentos, no âmbito das manifestações que decorrem em todo o País.
A decisão de encerrar Lebombo foi tomada no interesse da segurança pública e envolve colaboração entre as autoridades moçambicanas e as forças de segurança sul-africanas. “Todos os transportadores, viajantes, comerciantes e funcionários devem evitar o posto até novo aviso. Devem procurar rotas alternativas para cruzar para Moçambique, enquanto a situação não estiver controlada”, alertou Masiapato.
Neste momento, as operações de assistência estão em curso, com o apoio de funcionários sul-africanos no local. Sete funcionários moçambicanos, que se encontravam em situação de risco, buscaram refúgio do lado sul-africano. “Estamos a trabalhar em estreita coordenação com os nossos parceiros e a contar com uma cooperação notável para enfrentar esta situação o mais rapidamente possível”, reforçou o comissário.