EnglishPortuguese

Sismo de 5.3 sentido em Portugal, com maior impacto em Lisboa e Setúbal

Um sismo de magnitude 5,3 na escala de Richter foi registado na madrugada de hoje, 26 de Agosto, ao largo de Sines, informou o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA). O abalo, que ocorreu às 05h11, teve o seu epicentro localizado a 58 quilómetros a oeste de Sines, a uma profundidade de 10,7 quilómetros, segundo dados do serviço geológico dos Estados Unidos, o USGS, citados pela TSF. Citado pela mesma fonte, o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico, por sua vez, estimou a magnitude do sismo em 5,1, com o epicentro a uma profundidade de cinco quilómetros.

O terramoto foi sentido em diversas regiões do país, com maior impacto na Área Metropolitana de Lisboa e na Península de Setúbal. De acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC), não há registo de vítimas nem de danos materiais significativos até ao momento.

José Miranda, comandante da ANEPC, afirmou que foram recebidas inúmeras chamadas telefónicas de várias zonas, desde o Alentejo até Coimbra, principalmente de pessoas que estavam em prédios altos e procuravam informações sobre o que fazer. “Recebemos muitas chamadas, sobretudo de pessoas que queriam saber o que se passava e o que deviam fazer. A esta hora [06h00] ainda não conseguimos contabilizar o número de chamadas recebidas”, declarou Miranda.

Embora a maioria das ocorrências reportadas sejam de natureza informativa, uma rua em Sesimbra está a ser avaliada devido a possíveis fissuras em habitações, mas, até ao momento, não se confirmaram danos estruturais graves.

Este evento sísmico, que felizmente não causou vítimas, destaca a necessidade de precaução e prontidão perante a possibilidade de novos abalos. A TSF foi uma das fontes a noticiar este evento sísmico.

Gostou? Partihe!

Facebook
Twitter
Linkdin
Pinterest

Sobre nós

O Jornal Dossiers & Factos é um semanário que aborda, com rigor e responsabilidade, temáticas ligadas à Política, Economia, Sociedade, Desporto, Cultura, entre outras. Com 10 anos de existência, Dossiers & Factos conquistou o seu lugar no topo das melhores publicações do país, o que é atestado pela sua crescente legião de leitores.

Notícias Recentes

Edital

Siga-nos

Fale Connosco