Venâncio Mondlane, também conhecido como VM7, chegou a Suécia na tarde do último sábado, 27 de Julho, dando continuidade ao seu périplo pelo continente Europeu, depois de já ter passado por Portugal e Alemanha.
Questionado sobre suas expectativas naquele país, Mondlane declarou: “A minha esperança na Suécia é, primeiro, conseguir passar a mensagem do projecto que tenho para Moçambique; e, segundo, dar continuidade ao trabalho iniciado por Eduardo Mondlane que ficou a meio”.
No mesmo dia, Venâncio Mondlane foi o convidado especial na maior conferência europeia das Igrejas Evangélicas, realizada em Uppsala. O evento aconteceu na igreja “Word of Life” e reuniu representantes de mais de 500 igrejas.
No 𝐝𝐨𝐦𝐢𝐧𝐠𝐨, 𝟐𝟖 𝐝𝐞 J𝐮𝐥𝐡o,VM7 participou de um culto na maior igreja de Estocolmo, a “Filadélfia Church”. A pastora sénior Lena Tellebo fez uma referência especial à presença de Mondlane e dedicou uma oração a Moçambique. Após o culto, Mondlane teve um encontro privado com os anciãos e dirigentes da igreja, onde apresentou seu manifesto com ênfase nos valores que sustentam seu projecto de governação e o sonho de uma sociedade próspera para Moçambique.
Mondlane foi ainda recebido, na s𝐞𝐠𝐮𝐧𝐝𝐚-𝐟𝐞𝐢𝐫𝐚, 𝐧𝐨 𝐏𝐚𝐫𝐥𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐒𝐮𝐞𝐜𝐨 𝐩𝐨𝐫 𝐦𝐞𝐦𝐛𝐫𝐨𝐬 𝐝𝐨 𝐠𝐨𝐯𝐞𝐫𝐧𝐨 𝐞 𝐝𝐞𝐩𝐮𝐭𝐚𝐝𝐨𝐬. 𝐀 𝐬𝐞𝐬𝐬ã𝐨 𝐜𝐨𝐧𝐭ou 𝐜𝐨𝐦 𝐚 𝐩𝐫𝐞𝐬𝐞𝐧ç𝐚 𝐝𝐞 𝐦𝐨ç𝐚𝐦𝐛𝐢𝐜𝐚𝐧𝐨𝐬 𝐝𝐚 𝐝𝐢á𝐬𝐩𝐨𝐫𝐚 𝐞𝐬𝐜𝐚𝐧𝐝𝐢𝐧𝐚𝐯𝐚.