O programa “Agora-Emprega”, uma iniciativa do Governo levada a cabo através da Secretaria de Estado da Juventude e Emprego (SEJE), alocou um montante de 32 milhões de meticais para apoiar iniciativas de jovens empreendedores da província do Niassa, norte de Moçambique.
Segundo informações divulgadas pelo jornal notícias esta sexta-feira (2), serão beneficiados projectos baseados nos distritos de Lichinga, Cuamba e Lago, cuja maioria é gerida por mulheres que se dedicam a diversas actividades, com destaque para a criação de frango, processamento de carnes bovina e caprina, agricultura, restauração e beleza.
Durante a cerimónia de entrega do financiamento, o secretário do Estado da Juventude e Emprego, Oswaldo Petersburgo, desafiou os jovens a focarem-se na procura de soluções para ultrapassar as dificuldades que enfrentam e acabar com o desemprego em vários pontos do País, secundando que o Executivo tem apostado na expansão da formação técnico-profissional como forma de apoiar a camada juvenil.
“A formação contribuiu para a melhoria das habilitações dos jovens, na província do Niassa -151 empresas participaram na formação para a área de gestão e 25 foram apurados para beneficiarem de financiamento”, explicou.
Para além do programa “Agora-Emprega”, os jovens dos distritos de Lichinga, Cuamba, Marrupa, Месаnhelas e Mecula foram abrangidos pela iniciativa “Meu Kit, Meu Emprego”. Diário Economico