A Presidente da Assembleia da República, Esperança Bias, incentivou o sector de Recursos Minerais a intensificar a formação de jovens, especialmente mulheres, para garantir um controle mais eficaz da exportação de minérios do País. O apelo foi feito durante uma palestra sobre os Desafios da Mulher no Sector dos Recursos Minerais, realizada na última sexta-feira em Maputo.
Esperança Bias destacou a importância de continuar investindo na formação profissional, tanto dentro quanto fora do País, para fortalecer as competências técnicas no sector. Ela também sublinhou a necessidade de o sector privado absorver a mão-de-obra qualificada que está sendo formada nas diversas academias.
“O sector privado muitas vezes afirma que Moçambique carece de profissionais qualificados, mas já temos muitos especialistas em diversas áreas. Essas pessoas, que poderiam estar trabalhando em pesquisa em locais como Angoche, Save ou Sofala, acabam actuando na banca por falta de oportunidades no sector de Recursos Minerais,” afirmou Bias.
A presidente enfatizou que a capacitação e o aproveitamento dos recursos humanos locais são essenciais para o desenvolvimento sustentável e para maximizar os benefícios económicos do sector de Recursos Minerais em Moçambique.