EnglishPortuguese

Luísa Meque exige monitoria permanente para conter El Nino

O Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD) realizou na manhã desta quarta-feira, 02 de Agosto, a primeira Sessão do Conselho Técnico de Gestão e Redução do Risco de Desastres (CTGD), ocasião que serviu para, entro outros aspectos, fazer rescaldo da monitoria do fenómeno El Nino, caracterizado pela escassez de chuva e consequente ocorrência de seca.

No encontro, que teve lugar nas instalações do Centro Nacional Operativo de Emergência (CENOE), na cidade de Maputo, a presidente do INGD, Luísa Celma Meque, recomendou monitoria permanente do fenómeno, que se espera seja confirmado pelo Instituto Nacional de Meteorologia nas próximas semanas.

“A predominância do El Nino constitui motivo de alerta, pois realça a necessidade de operacionalizar o Sistema de Aviso Prévio e Acções Antecipadas à Seca, para garantir maior resiliência das comunidades que se encontram nos distritos propensos ou mais vulneráveis a serem afectados pela seca na época chuvosa e ciclónica de 2023/2024”, avisou Luísa Celma Meque, realçando que “será uma oportunidade para testar a abordagem das acções antecipadas”.

Por exortação da presidente, as comunidades serão instadas criarem reservas de água, a racionalizarem seu uso, bem como a explorarem as zonas húmidas para a produção agrícola, com recurso a metodologia de conservação ou irrigação gota-a-gota. INGD

Gostou? Partihe!

Facebook
Twitter
Linkdin
Pinterest

Sobre nós

O Jornal Dossiers & Factos é um semanário que aborda, com rigor e responsabilidade, temáticas ligadas à Política, Economia, Sociedade, Desporto, Cultura, entre outras. Com 10 anos de existência, Dossiers & Factos conquistou o seu lugar no topo das melhores publicações do país, o que é atestado pela sua crescente legião de leitores.

Notícias Recentes

Edital

Siga-nos

Fale Connosco