EnglishPortuguese

NA AUTARQUIA DE INHAMBANE: Guimino avalia positivamente primeiros 100 dias de governação

Os edis das 65 autarquias do país, eleitos nas últimas eleições autárquicas, realizadas em Outubro do ano passado, terminaram o seu plano dos primeiros 100 dias de governação. Alguns foram marcados por recuos e avanços. O edil do Conselho Municipal da cidade de Inhambane, Benedito Guimino, garantiu em entrevista exclusiva ao Dossiers & Factos que cumpriu integralmente tudo o que havia planeado para seu plano dos 100 dias. Segundo ele, o plano foi constituído por oito actividades de grande impacto, com destaque para a construção de estradas, mercados, sistemas de abastecimento de água, melhoramento de vias de acesso e energia eléctrica. Os bairros beneficiados por esses serviços são Conguiana, Guitambatuno, Josina Machel e Machavenga.

Texto: Anastácio Chirrute, em Inhambane

No dia 17 de Maio deste ano, os edis das 65 autarquias do país, eleitos nas últimas eleições autárquicas, cumpriram os primeiros 100 dias de governação. O Município de Inhambane conseguiu executar mais de 90% das actividades que estavam programadas para este período, segundo o edil Benedito Guimino.

“O nosso plano dos 100 dias é constituído por 8 actividades de grande impacto, com destaque para o tapamento de buracos na cidade. A nossa previsão é fazer toda a cidade de cimento, sobretudo nos bairros dos Macacos, Josina Machel e Mercado Gilo, por serem zonas muito críticas”, revelou, acrescentando: “Temos também a construção da estrada Benjamim Mucucune, cujas obras haviam sido interrompidas por causa das chuvas que caíram nos últimos dias.”

Durante os primeiros 100 dias, Guimino também congratula-se com a reabilitação de três mercados, nomeadamente Mercado de Recareca, Benjamim e Conguiana. Outra actividade de grande impacto foi o reforço da capacidade da central eléctrica da Ilha de Inhambane. “Já temos materiais adquiridos, estamos a trabalhar no sentido de encontrar técnicos qualificados que farão a montagem da central eléctrica.”

Além disso, houve o reinício das obras de construção da estrada tangencial, que parte da expansão de veículos até às bombas de Tofo. Igualmente, teve início a construção de um mercado de peixe na Fonte Azul, com capacidade para abrigar mais de 60 vendedores. O objectivo, de acordo com o edil, é melhorar as condições de trabalho dos vendedores e garantir melhor conservação do pescado. As obras estão orçadas em cerca de 1,8 milhão de meticais.

No que concerne ao abastecimento de água, terminaram as obras de construção de duas bombas manuais: uma em Guitambatuno e outra no povoado de Sigobe, no bairro de Machavenga. O objectivo é reduzir as distâncias que os moradores desses dois bairros são obrigados a percorrer diariamente para ter acesso a esses serviços.

“Nós sentimos que o grau de execução é muito satisfatório. O que nos comprometeu foram as chuvas intensas que caíram, interrompendo actividades como o tapamento de buracos, mas conseguimos concluir as outras actividades com sucesso.”

Questionado sobre a origem e disponibilidade dos fundos, o edil respondeu: “Temos vários parceiros que estão a nos apoiar. Um parceiro está a financiar com cerca de 2,5 milhões de meticais para a reabilitação da estrada Estalamate. Temos o FUNAE, que está a apoiar a central eléctrica de Inhambane com equipamentos avaliados em mais de 15 milhões de meticais. Outro parceiro é o Fundo de Estrada, que está a financiar com mais de 21 milhões de meticais para a construção da estrada de Mucucune.”

“Adoptamos o sistema de fontanários pré-pagos no bairro de Conguiana, onde os consumidores pagam um valor simbólico para consumir a água. Foi uma fase experimental. Agora estamos a avaliar para ver se é aplicável a outros bairros e, pela conclusão que tivemos, podemos avançar. Vamos sentar com nossos parceiros e pedir que eles possam financiar este projecto”, concluiu Guimino.

Texto extraído na edição 564 do Jornal Dossiers & Factos

Gostou? Partihe!

Facebook
Twitter
Linkdin
Pinterest

Sobre nós

O Jornal Dossiers & Factos é um semanário que aborda, com rigor e responsabilidade, temáticas ligadas à Política, Economia, Sociedade, Desporto, Cultura, entre outras. Com 10 anos de existência, Dossiers & Factos conquistou o seu lugar no topo das melhores publicações do país, o que é atestado pela sua crescente legião de leitores.

Notícias Recentes

Edital

Siga-nos

Fale Connosco