O Presidente da República, Filipe Nyusi, apelou aos países signatários do Acordo de Paris sobre Alterações Climáticas a honrarem os seus compromissos, quando discursava na Sessão Plenária da Cimeira das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, COP 28, que decorre no Dubai.
“Aproveitamos a oportunidade para instar as partes a honrarem os seus compromissos de apoiar os países que contribuem pouco para as emissões de gases com efeito de estufa, mas que têm recursos internos limitados para financiar a acção climática”, disse Nyusi, citado pela Carta de Moçambique.
O presidente instou as diversas instituições governamentais e não-governamentais a aumentarem o financiamento para a investigação e inovação tecnológica, porque “com o conhecimento científico, as comunidades devem saber a melhor forma de se adaptarem às alterações climáticas”.
“As alterações climáticas são uma das ameaças à floresta de miombo, um ecossistema rico em biodiversidade”, disse, acrescentando ainda que está agendada uma conferência internacional para o próximo ano para discutir a situação da floresta de miombo.
Num outro desenvolvimento, Nyusi disse ainda serem bem-vindas iniciativas de financiamento inovadoras com vista a mitigar os efeitos causados pelas alterações climáticas, que resultam em mortes e na destruição de infra-estruturas económicas, sociais e produtivas.
Entre elas, citou a conversão da dívida para a acção climática e o acesso ao financiamento concessional para os países em desenvolvimento.
“Em termos de utilização de energias renováveis para a produção de electricidade, em Moçambique cerca de 70% da energia produzida provém de fontes hidroeléctricas, 14% do gás natural e 16% de outras fontes, especialmente da energia solar”, fez saber.