O presidente do Zimbabwe, Emmerson Mnangagwa, tem desde hoje, 4 de Abril, o estatuto de citadino da Cidade de Maputo, após receber a chave da urbe das mãos do presidente do Conselho Municipal, Eneas Comiche.
No seu discurso, o presidente do Zimbabwe agradeceu, manifestando satisfação e honra pelo estatuto. Mnangagwa enfatizou que a história entre Moçambique e Zimbabwe vai além dos laços políticos, considerando a “Pérola do Índico” a sua segunda casa.
Mais adiante, Mnangagwa disse que quer materializar os objectivos para o desenvolvimento sustentável, e pediu para que os munícipes se esforcem para manter a cidade segura e sustentável. “Tenhamos a gestão de resíduos para melhor desenvolvimento da nossa economia”, apelou.
Emmerson Mnangagwa veio a Moçambique à convite do seu homólogo Filipe Nyusi, e deverá permanecer em solo pátrio até 6 de Abril.
Membro da União Nacional Africana do Zimbabwe – Frente Patriótica (ZANU-PF), Mnangagwa foi também vice-presidente da República de Dezembro de 2014 até 2017, quando foi demitido pelo falecido ex-presidente, Robert Mugabe.
Nesse mesmo ano, concretamente a 22 de Novembro de 2017, a ZANU-PF o escolheu para o cargo de presidente provisório do Zimbabwe. Em 2018 legitimou-se, ao vencer as eleições com 50,8% dos votos, contra 44% de Nelson Chamisa.