O Conselho Municipal da Vila de Quissíco, na província de Inhambane, está empenhado na busca de parcerias para impulsionar a indústria hoteleira e o combate a erosão. Com esta iniciativa, a edilidade pretende alavancar as receitas para os cofres do Município. A informação foi dada a conhecer pelo edil do Conselho Municipal da vila de Quissíco, Abílio Paulo, em entrevista exclusiva ao Dossier Económico.
Texto: Anastácio Chirrute, em Inhambane
A indústria hoteleira é uma das áreas que, nos últimos anos, tem estado a contribuir para o desenvolvimento económico de quase boa parte dos municípios do País e em particular da província de Inhambane, como também na geração de renda para muitas famílias.
Na vila municipal de Quissíco, estes serviços ainda fazem muita falta, a avaliar pelo reduzido número dos empreendimentos hoteleiros lá existente. Com vista a reverter o cenário, a edilidade local está empenhada na busca de investidores para dinamizar o turismo.
Abílio Paulo garante que já iniciaram os primeiros contactos com o empresariado local, nacional e estrangeiro, sendo que os resultados até aqui alcançados são satisfatórios.
ʺJá há promessas e garantimos que ainda dentro deste mandato ou no próximo ano é bem possível recebermos aqui alguns empresários estrangeiros com o objectivo de investir na área do turismo. Temos várias potencialidades que os turistas, chegando aqui, podem explorar, como por exemplo as nossas belas lagoas, a timbila, que é o nosso património cultural declarado pela UNESCO, entre outras”, detalhou o edil.
A fonte afirmou ainda que, com o aumento do número de estabelecimentos hoteleiros, o município vai poder receber mais cidadãos vindos de diferentes pontos do mundo e do País, em particular, como também irá aumentar o nível de receitas.
ʺSerá um ganho muito enorme se tivermos mais estabelecimentos hoteleiros, não teremos problemas com hospedagem, as pessoas hão-de poder chegar aqui para visitar porque terão onde dormir, isso será um ganho muito significativo para o nosso município, na medida em que iremos melhorar as nossas receitas‶, frisou.
Espera-se que a mesma iniciativa venha contribuir na criação de mais postos de emprego para as populações locais, sobretudo para os jovens recém-formados, garantindo o seu sustento e das suas famílias.
Noutro desenvolvimento, o autarca garantiu que estão em curso outras negociações com os parceiros para angariação de fundos e material com vista a combater a erosão, um fenómeno que tem fustigado maior parte dos bairros daquela autarquia.