EnglishPortuguese

R.Kelly condenado a 30 anos de prisão

Foto: CNN

O cantor R.Kelly foi condenado esta quarta-feira a 30 anos de prisão por crime organizado e tráfico sexual, avança a Reuters. O cantor de R&B foi ainda condenado a pagar uma multa de 100.000 dólares (cerca de 96.000 euros).

O cantor norte-americano, agora com 55 anos, conhecido, entre outras músicas, pelo êxito “I believe I can fly”, foi acusado de liderar um esquema organizado de tráfico sexual e abuso sexual de menores e mulheres. Depois de anos de impunidade, a formalização da acusação tornou-se num marco para o movimento #MeToo.

Ao longo do processo judicial, inúmeros depoimentos relataram que o artista submetia as vítimas, muitas vezes menores, a caprichos perversos e sádicos. A acusação referiu em julgamento que Kelly usava a sua “fama, dinheiro e popularidade” para sistematicamente atrair e “atormentar crianças, jovens e mulheres para sua própria gratificação sexual”.

“Ele continuou os seus crimes e evitou ser castigado durante quase 30 anos e deve agora ser responsabilizado”, sublinharam os procuradores.

Entre as várias relações abusivas com menores está o casamento com a cantora Aaliyah, em 1994. Na altura, Aliyah teria apenas 15 anos enquanto Kelly tinha 27 e receava tê-la engravidado. Foi descoberto, mais tarde, que a artista mentiu sobre a idade, escrevendo na certidão de casamento que tinha 18 anos. O casamento seria anulado em fevereiro de 1995.

Uma testemunha contou em tribunal que Kelly subornou um funcionário público para conseguir um cartão de identificação falso para Aliyah. A cantora morreu em 2001, com 22 anos, num acidente aéreo. CM

Gostou? Partihe!

Facebook
Twitter
Linkdin
Pinterest

Sobre nós

O Jornal Dossiers & Factos é um semanário que aborda, com rigor e responsabilidade, temáticas ligadas à Política, Economia, Sociedade, Desporto, Cultura, entre outras. Com 10 anos de existência, Dossiers & Factos conquistou o seu lugar no topo das melhores publicações do país, o que é atestado pela sua crescente legião de leitores.

Notícias Recentes

Edital

Siga-nos

Fale Connosco