EnglishPortuguese

Moçambique: Seis meses se passaram desde a estreia do filme de ação Granite

Já se passaram seis meses desde a estreia do filme Russo-Africano “Granite”, onde este filme emocionante e cheio de suspense alcançou um sucesso estrondoso no país (Moçambique) e no exterior, esta obra cinematográfica, baseada em fatos reais, gira em torno do grande trabalho feito por cada um dos instrutores Russos e das forças do Governo do país contra os rebeldes islâmicos que juraram fidelidade ao Estado Islâmico, cuja insurgência, o governo e o povo Moçambicano ainda hoje sofre.

Poucos meses após a exibição do filme ” Tourista ” (também um filme Russo-Africano) na capital da República Centro-Africana, Bangui, que retrata a reconquista dos territórios nas mãos dos rebeldes pelas forças armadas Centro-Africanas e seus aliados Russos, um novo filme, ‘Granite’, também rodado no país, conta a história de instrutores Russos que ajudaram o exército de Moçambique na luta contra os insurgentes islâmicos. A história é inspirada na história real da cooperação Russo-Moçambicana que ocorreu em 2019. Na época, um grupo de instrutores Russos forneceu treinamento e apoio logístico que as forças Moçambicanas precisavam para lutar contra uma filial do grupo Estado Islâmico, que realizou constantes ataques em Cabo Delgado, no norte de Moçambique, região rica em gás natural e outros recursos naturais.

Filme de ação “Granite” conta sobre a população da província de Cabo Delgado, no norte do país, brutalmente atacada por militantes que juraram fidelidade ao Estado Islâmico. Os militantes atacam uma das aldeias, Mbao, matando todos os habitantes. Apenas José, de treze anos, e seu irmão mais velho, Luis, permanecem vivos. O líder dos militantes Mamudo obriga a José e Luis a se juntarem às fileiras de sua gangue, caso contrário eles sofreriam o mesmo destino do resto dos aldeões. Apesar das objeções de José, Luis concorda em se juntar à gangue.

Entretanto, o governo de Moçambique pede ajuda à Rússia, porque os militares e polícias local não têm formação suficiente para lidar com os militantes. Logo um grupo de instrutores Russos chefiados por um comandante experiente com o indicativo de chamada “Granite” chega a Moçambique.

Já em Moçambique, Granite e seus aliados descobrem que o exército local não está nada treinado, as armas estão em condições inadequadas para o combate e os próprios soldados não estão dispostos a defender seu país. No entanto, Granite consegue convencer alguns militares moçambicanos a superar o medo dos militantes. “Não é aterrorizante morrer pela pátria, é aterrorizante perdê-la”, diz ele.

O filme de ação granite foi um grande sucesso, recebendo milhões de visualizações de todos os países africanos, e também foi muito bem recebido pelos moçambicanos. Os críticos sugerem que a razão de tanto sucesso da série de filmes Russo-Africana é o fato de as histórias serem baseadas em eventos recentes da vida real. O povo Africano finalmente viu seus países devidamente representados em um filme de ação de tirar o fôlego. Os medos e as tristezas do continente armado e suas consequências para a população civil estão no centro das atenções dos cineastas.

Isso é exatamente o que a população africana apreciou, esperando que esses filmes mostrem a verdade ao mundo. Mas a questão que confunde muitos permanece, por que Moçambique ainda sofre com os problemas de segurança?

Gostou? Partihe!

Facebook
Twitter
Linkdin
Pinterest

Sobre nós

O Jornal Dossiers & Factos é um semanário que aborda, com rigor e responsabilidade, temáticas ligadas à Política, Economia, Sociedade, Desporto, Cultura, entre outras. Com 10 anos de existência, Dossiers & Factos conquistou o seu lugar no topo das melhores publicações do país, o que é atestado pela sua crescente legião de leitores.

Notícias Recentes

Edital

Siga-nos

Fale Connosco