EnglishPortuguese

Eleições distritais: Nyusi volta a pedir reflexão

 

Falando a centenas de gestores públicos na abertura da III Conferência Nacional sobre a Descentralização, o Presidente da República, Filipe Nyusi, reiterou uma exortação feita em Maio do presente ano, no sentido de que se reflicta sobre a viabilidade das eleições distritais, marcadas para 2024.

A realização das eleições das Assembleias Distritais é uma das cláusulas constantes do Acordo de Paz Definitiva e Reconciliação Nacional, assinado em 2019, abrindo espaço para a cessação das hostilidades militares na zona centro do País.

A Renamo, através do seu presidente do Conselho Jurisdicional, Saimone Macuiane, já fez saber que rejeita o adiamento das eleições distritais, sublinhando que as mesmas “derivam do cumprimento do comando constitucional, alcançado depois de um longo e sinuoso diálogo político entre a Renamo e o Governo da República de Moçambique”.

Apesar da incerteza em relação a realização das eleições de nível distrital, o Presidente da República frisou no evento que decorre em Nampula que a descentralização é um processo irreversível.

Gostou? Partihe!

Facebook
Twitter
Linkdin
Pinterest

Sobre nós

O Jornal Dossiers & Factos é um semanário que aborda, com rigor e responsabilidade, temáticas ligadas à Política, Economia, Sociedade, Desporto, Cultura, entre outras. Com 10 anos de existência, Dossiers & Factos conquistou o seu lugar no topo das melhores publicações do país, o que é atestado pela sua crescente legião de leitores.

Notícias Recentes

Edital

Siga-nos

Fale Connosco