São esperados, no dia 03 de Maio próximo, no distrito de Gondola, província de Manica, mais de 300 convidados para participarem no 1º Fórum de Consulta Sobre Ambiente de Negócios, evento organizado pelo Conselho Empresarial Provincial (CEP).
Texto: António Cumbane
O presidente do CEP em Manica, Alcides Cintura, disse que o evento, de um dia, irá reunir todas as representações do órgão nos distritos, Governo e empresários com o objectivo essencial de apreciar o ambiente de negócios na província e assinar a matriz das recomendações a serem cumpridas pelas partes daqui para frente.
“Também farão parte as Organizações da Sociedade Civil, representantes das universidades na província e demais convidados”, explicou.
A situação das dívidas para com os fornecedores de bens e serviços e a falta de refinarias no sector de minas para evitar poluição dos rios também vão merecer momentos de reflexão neste encontro, segundo afirmou Cintura.
“Basicamente, aqui é para se assinar a matriz das recomendações a serem cumpridas pelo sector privado, assim como pelo Estado e pelo Governo. Temos casos de empreiteiros que ganham obras e, no fim, não há desembolso atempado de fundos. Há dívidas para com os fornecedores de bens e serviços e igualmente há poluição dos rios no sector mineiro. Vai ser uma reunião rica em conteúdos”, disse.
Na verdade, será um compromisso de trabalho entre o Governo e o Conselho de Representação do Estado na província e o sector privado, onde se espera que as partes alcancem consensos do nível provincial.
“O que é do nível central transita para a conferência anual do sector privado, a ter lugar ainda em Maio. O diálogo de consulta sobre o ambiente de negócios ao nível do distrito é assinado entre os conselhos empresariais de cada distrito e o Governo do distrito”, disse.
Para além da poluição dos rios, deverá ser discutida uma outra grande preocupação, que tem a ver com a vaga de acidentes de moto-táxis, que resultam em mortes e ferimentos graves. Mas as preocupações com o sector do transporte não se ficam por aí.
“Há muitas estradas que foram adjudicadas e não foram reabilitadas. Tudo isto será discutido. Queremos também aflorar a questão do pagamento da portagem, é muito cara”, explicou.
Num outro desenvolvimento, Cintura disse que o CEP defende a industrialização do sector mineiro, sobretudo do ouro. Referiu ser necessária a instalação de indústria de refinaria do ouro, para que, tanto o Governo, tanto as comunidades locais, tirem proveito.
A província de Manica é rica em recursos minerais, com destaque para ouro, pedras preciosas e semipreciosas, sendo os distritos de Manica, Guro, Gondola, Macossa, Bárue e Vanduzi os mais bafejados.