EnglishPortuguese

Governo quer potenciar produção agrícola através da investigação científica

Numa altura em que as estatísticas apontam para 70% da população moçambicana a viver na base da agricultura, o Governo pretende potenciar e aumentar os índices de produção e produtividade agrícola no país, apostando na investigação científica. Foi o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Daniel Nivagara, quem o revelou na abertura, esta segunda-feira, 29 de Janeiro, do Workshop de Fortalecimento da Capacidade Institucional em Biotecnologia e Edição Genómica por Meio de Alianças Estratégicas com Universidades e Instituições de Pesquisa actuando no Sector Agrário em Moçambique.

“Devemos garantir que os desejados avanços no sector da agricultura sejam sustentados por uma investigação científica ajustada e apropriada aos desafios actuais da agricultura nacional”.

De acordo com o ministro, o país busca soluções na agricultura nacional para garantir o aumento da produção e produtividade, bem como trazer resposta às adversidades bióticas (pragas e doenças) e abióticas (tolerância à seca, à salinidade, à flutuações térmicas) que têm assolado os vários subsistemas de agricultura.

Na ocasião, Nivagara acrescentou que “é crucial que a busca de soluções com recurso à Biotecnologia seja um processo harmonizado por parte dos organismos que lidam com a agricultura a nível continental”.

Por sua vez, a directora do Centro Nacional de Biotecnologia e Biociências (CNBB), Alsácia Atanásio, reafirmou que o evento visa estimular ou introduzir a adopção de edição genómica para optimização da agricultura no continente.

“Este evento tem em vista, igualmente, o fortalecimento das capacidades institucionais em pesquisa de biotecnologia e para o efeito há uma necessidade de nós sabermos qual é o ponto de situação, quais são as capacidades actuais que as instituições do ensino superior têm”.

 

Gostou? Partihe!

Facebook
Twitter
Linkdin
Pinterest

Sobre nós

O Jornal Dossiers & Factos é um semanário que aborda, com rigor e responsabilidade, temáticas ligadas à Política, Economia, Sociedade, Desporto, Cultura, entre outras. Com 10 anos de existência, Dossiers & Factos conquistou o seu lugar no topo das melhores publicações do país, o que é atestado pela sua crescente legião de leitores.

Notícias Recentes

Edital

Siga-nos

Fale Connosco