EnglishPortuguese

Presidente do Gana quer indemnização por “danos coloniais”

Nana Akufo-Addo, presidente do Gana, aconselhou na última terça-feira, 14 de Novembro, que os chefes de estados africanos reúnam forças para exigir a restauração dos prejuízos fomentados pelos europeus no tempo colonial.

Falando na conferência realizada em Acra, que tinha como objectivo discutir a recomposição dos danos da época colonial, Akufo-Addo disse não existir dinheiro que preencha todos males causados pelo tráfico e venda de escravos, porém este é um assunto que deve ser enfrentado e merecedor de atenção de todo mundo.

Acrescentou ainda que todos países europeus envolvidos no tráfico de escravos devem um formal de desculpas ao continente africano.

De recordar que, em alguns estados africanos, está em curso o processo de devolução de várias  esculturas, obras de arte e tesouros levados/roubados da África no tempo colonial.

Exemplos disso são a Nigéria e o Benin, este último que realizou em 2022 uma exposição com obras de artes e tesouros devolvidos pela França depois de várias negociações.

Gostou? Partihe!

Facebook
Twitter
Linkdin
Pinterest

Sobre nós

O Jornal Dossiers & Factos é um semanário que aborda, com rigor e responsabilidade, temáticas ligadas à Política, Economia, Sociedade, Desporto, Cultura, entre outras. Com 10 anos de existência, Dossiers & Factos conquistou o seu lugar no topo das melhores publicações do país, o que é atestado pela sua crescente legião de leitores.

Notícias Recentes

Edital

Siga-nos

Fale Connosco